informa@ibemeduca.com.br
Contato: (21) 96470-2436 e Whatsapp

PROGRAMA VIVENDO SEMPRE EM PAZ

VIVENDO SEMPRE EM PAZ


Apresentação

O Programa Vivendo Sempre em Paz, para secretarias de educação, escolas e organizações sociais, consiste em:

  1. Realizar treinamento de qualificação (capacitação) de educadores para implementação na escola e/ou organização social de programa contínuo de cultura da paz.
  2. Entregar para os educadores qualificados, semestralmente, os Cadernos de Atividades Educacionais sobre a Paz.
  3. Manter assessoria online do programa compartilhando experiências, ideias e conteúdos através da Internet.
  4. Realizar encontros presenciais periódicos com os educadores qualificados.

O programa será implementado e dinamizado pelos educadores indicados pela escola, organização social ou secretaria de educação, devidamente qualificados pelo IBEM.

Descrição

O Programa Vivendo Sempre em Paz consiste em levar a todas as escolas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, organizações sociais, públicas e privadas, atividades sobre a cultura da paz para uma vida melhor, envolvendo professores, pais, alunos, funcionários e agentes comunitários.

Entregar Cadernos de Atividades Educacionais sobre a Paz, e levar através de encontros organizados, professores, pais, alunos, funcionários, agentes comunitários a reformularem o seu modus vivendi, para termos um mundo melhor, sem violência.

As escolas e organizações sociais serão espaços para atividades contínuas de vivência da paz, de solidariedade humana, estabelecendo novos paradigmas familiares e sociais.

Objetivos

  1. Promover na criança, no adolescente, no jovem e no adulto valores humanos como tolerância, respeito, fraternidade e solidariedade.
  2. Conduzir as novas gerações para uma convivência harmoniosa e geradora de felicidade.
  3. Estimular o processo contínuo de autoeducação.
  4. Integrar, através de atividades didático-pedagógicas, os agentes da educação: a escola, a família e a comunidade.
  5. Despertar a consciência de educadores e educandos para a necessidade da paz mundial.
  6. Trabalhar ações de paz dentro dos contextos da vida, destacando a importância da cooperação e da empatia.
  7. Destacar a importância da convivência solidária na família para a construção da paz.
  8. Desenvolver ações de resolução de conflitos.

Pilares

O Programa Vivendo Sempre em Paz atende três pilares fundamentais para transformação da escola:

  1. Formação de todos os profissionais da escola (professores, gestores e demais funcionários) sobre os problemas de convivência mais comuns e as formas de intervenção em cada um deles. Os educadores desenvolvem primeiro as competências relacionais, sociais e emocionais desejáveis para uma boa convivência, como empatia e capacidade de escuta e de comunicação assertiva, para que se sintam seguros e estejam aptos a atuar junto aos alunos e às famílias.
  2. Inserção dos valores, regras e questões de convivência como objetos de estudo. As escolas devem implementar uma ou duas aulas por semana, nas quais os alunos desenvolvem a capacidade de expressar sentimentos e controlar a raiva ou a agressividade, discutem estratégias de combate ao bullying e soluções para situações hipotéticas de conflito, além de assembleias para discutir os próprios problemas coletivos.
  3. Mudança de organização e de cultura da escola em relação à convivência. Passa pela abertura de canais democráticos para a discussão de valores e regras, por meio de assembleias que envolvam todos os estudantes, e da implantação de procedimentos e grupos de trabalho que visam ao bom clima escolar. Práticas como a mediação de conflitos e a formação de alunos capazes de auxiliar os adultos na resolução de problemas devem ser trabalhadas.

Protagonismo

As atividades propostas pelo Programa Vivendo Sempre em Paz devem ser aplicadas de forma contínua, ao longo do ano letivo, e em projetos que envolvam a comunidade. A aplicação deverá ser feita pelos educadores qualificados pelo IBEM através de treinamento, e deve fazer parte do projeto pedagógico da escola e/ou organização social.

Formação de Educadores

O Programa Vivendo Sempre em Paz é coordenado pelo IBEM. A escola, organização social ou secretaria de educação indica os educadores que receberão treinamento presencial e serão responsáveis pela implementação do programa. Esses educadores serão acompanhados pelo IBEM através de assessoria online, sendo que anualmente, ou quando se fizer necessário, será realizado um encontro presencial de avaliação. Esses educadores serão responsáveis pela implementação do programa na escola, organização social ou rede de escolas do município ou do estado, e receberão a assessoria online. No caso de Secretaria de Educação, recomendamos que essa implementação tenha início numa escola previamente escolhida e, paulatinamente, outras escolas da rede recebam o programa.

Contato e Orçamento

Faça contato com o IBEM e receba orçamento para implementação do Programa Vivendo Sempre em Paz:

Telefone/Whatsapp: (21) 96470-2436

E-mail: informa@ibemeduca.com.br